Tempo de leitura: 3 minutos
Entre os dias 8 e 12 de maio, o Sebrae/SC realiza em diversas cidades do Estado a 9ª edição da Semana do Microempreendedor Individual. A programação da Semana do MEI é voltada aos microempreendedores individuais e àqueles trabalhadores que pretendem formalizar os seus negócios. Estão previstas uma série de cursos gratuitos e consultorias personalizadas.
As orientações e os cursos serão feitos nos pontos de atendimento do Sebrae/SC em todo Estado (agências e tenda de rua), das 9h às 18h, de segunda a sexta. Em Florianópolis, por exemplo, o atendimento também será realizado no sábado, 13, das 9h às 12h, na tenda que será montada em frente ao Ticen.
Em 2017, um dos focos da Semana do MEI é alertar o empresário sobre o valor da educação financeira.
— Algumas palestras pelo estado terão esse tema para incentivar o microempreendedor individual a ter uma nova visão sobre as finanças. O Sebrae/SC quer alertar sobre a importância de saber administrar a vida financeira de uma empresa e mostrar ao empresário que é fundamental que as contas da empresa sejam separadas das contas pessoais — comenta o Gestor Estadual de Políticas Públicas do Sebrae/SC, Diego Wander Demétrio.
Além disso, durante a Semana, o microempreendedor individual terá a oportunidade de fazer a declaração anual do MEI com todo o apoio da equipe do Sebrae/SC.
— Todos os anos, além da declaração de rendimentos de pessoa física, que deverá ser entregue caso a renda alcance os valores determinados, os Microempreendedores Individuais têm uma obrigação extra que é fazer a declaração anual simplificada (DASN-SIMEI). Essa declaração deve ser enviada até o dia 31 de maio e a equipe do Sebrae/SC estará à disposição para dar todo o apoio aos empresários no envio desse documento — comenta Diego.
Santa Catarina possui atualmente mais de 250 mil microempreendedores individuais formalizados. O número é bastante significativo para a economia do Estado, já que representa cerca de 50% do total de empresas formalizadas.
— Durante a semana, teremos uma equipe que irá auxiliar na formalização de novos microempreendedores individuais. Além disso, iremos apoiar aqueles que são MEIs a verificar suas pendências e regularizar sua situação fiscal, já que a inadimplência ou falta de entrega de declaração poderá resultar no cancelamento do MEI — explica Diego.
Formalização
Durante a programação da Semana do MEI, os interessados poderão se formalizar gratuitamente. Confira os documentos necessários para formalização:
— CPF;
— Carteira de identidade;
— Consulta prévia realizada e aprovada pela prefeitura;
— Título de eleitor ou número do recibo de imposto de renda (se houver);
— Comprovante de endereço.
Fique atento: você deve levar a consulta prévia, ou seja, a autorização da Prefeitura para registrar a empresa no local desejado.
Programação presencial
Em Santa Catarina, o evento estará nas cidades de Florianópolis, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages e São Miguel do Oeste. Cada regional será responsável pela programação. Veja abaixo a agenda de eventos.
Programação online
Na terça-feira, 9, o Sebrae/SC também realiza um seminário online transmitido via web (webinar), onde o tema será “Microempreendedor Individual (MEI) – Os passos para o sucesso“.
O webinar será mediado por Diego Wander Demetrio, analista do SEBRAE/SC, e contará com a presença da consultora do SEBRAE/SC especializada em MEI – Sueli Lira, e a especialista da sala do Empreendedor – Sheyla Hennich Mendonça.
Caso queira participar, não deixe de fazer sua inscrição por meio deste link.
Fonte: Click RBS
Comments