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Vale a pena empreender na crise?
Tempo de leitura: 3 minutos
Pesquisas mostram que, no geral, startups são menos afetadas por crises do que grandes empresas. Para isso, é importante saber como aproveitar as oportunidades que o momento oferece.
Ao abrir um negócio, um dos primeiros critérios analisados normalmente é a situação econômica do país. Antes de empreender na crise, é importante saber como se beneficiar do déficit financeiro que o país enfrenta e, a partir daí, criar novas oportunidades para o crescimento do seu negócio. Além disso, existem ferramentas para quem deseja empreender com pouco dinheiro.
Veja a seguir algumas dicas para empreender durante o momento de crise.
1. Entenda melhor a causa da crise
O primeiro passo para se preparar para uma gestão é entender seus desafios. A crise no Brasil começou com o desequilíbrio nas contas públicas. Com isso, as dívidas públicas aumentaram e, após a recuperação da crise econômica nos Estados Unidos, os investidores passaram a investir no exterior, provocando a desvalorização do real. Esta situação de instabilidade econômica provoca queda no consumo do país.
Entretanto, o cenário não é de todo ruim. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Tecnologia de Queensland, apontou que startups não são impactadas significativamente pela crise. Um dos motivos para isso é justificado pelo fato de que pequenas empresas possuem maior facilidade para mudar o direcionamento de seu planejamento estratégico e fluxo de caixa.
2. Fique atento às tendências do mercado
Com a crise econômica no Brasil, as prioridades dos consumidores mudaram. Com o orçamento apertado, os compradores dão preferência para produtos ou serviços essenciais. Sendo assim, antes de empreender na crise, é importante avaliar se o seu negócio oferece algo indispensável ao consumidor. Outra tendência importante é que ideias inovadoras que buscam facilitar o dia-a-dia do cliente, aliadas ao bom preço, também possuem espaço no mercado.
Além disso, serviços de manutenção e reparo têm ganhado um espaço maior no mercado. Com a alta da inflação e o corte de benefícios fiscais do governo, os consumidores têm apresentado maior interesse no serviço de manutenção, ao invés de comprar um produto novo.
Outra vantagem de uma startup no momento atual é que a pesquisa de preço e a preferência por marcas mais baratas entraram na rotina do consumidor. Com isso, o surgimento de novas marcas que ofereçam um produto e/ou serviço de qualidade a baixo custo representa uma ameaça às empresas já consolidadas no mercado e uma oportunidade para quem quer começar seu próprio negócio.
3. Busque oportunidades de crescimento
Nem todos tem coragem de empreender na crise, então a concorrência diminui e se torna mais qualificada. A maioria das pessoas prefere esconder-se em sua zona de conforto e esperar a economia estabilizar-se novamente. É neste momento que as oportunidades aparecem e aqueles que possuem coragem para aproveitá-las se destacam.
É principalmente durante um momento de instabilidade que os problemas das empresas começam a aparecer. Portanto, não hesite em rever seus processos e sua gestão. É importante também perceber os erros e acertos dos concorrentes e usá-los a seu favor.
Crise econômica é uma fase de instabilidade e, ao mesmo tempo, de oportunidades. Há inúmeras formas de crescimento, mas é importante estar atento às necessidades e tendências do mercado, além é claro de buscar sempre otimizar os processos internos da empresa.
Fonte: http://fluxoconsultoria.poli.ufrj.br/blog/empreendedorismo-startup/vale-a-pena-empreender-na-crise/
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