top of page
  • contato475414

Empreendedor de sucesso: 8 dicas fundamentais para se tornar um

Tempo de leitura: 3 minutos

Muitos profissionais têm o sonho de abrir seu próprio negócio e se tornar um empreendedor de sucesso. Mas para conquistar esse sonho é preciso possuir determinadas características.

Pensando nisso, analisamos alguns dos principais nomes à frente de empresas de sucesso e reunimos 8 dicas para você seguir os mesmos passos dessas referências. Confira!

1. Trabalhe sua capacidade de observação

As grandes empresas — como a Uber e Airbnb — surgiram de problemas que antes ninguém observava. Foi necessária uma mentalidade empreendedora com grande capacidade de observação para a criação de ambas.

Por isso, ser um bom ouvinte e estar atento ao detalhes do dia a dia é o primeiro passo para identificar necessidades, já que existem muitas oportunidades que ainda não foram vistas por aí!

2. Promova soluções para problemas do cotidiano

Se ser um bom observador é o primeiro passo, remediar dores existentes é o segundo. Soluções acessíveis e simples são capazes de tornar seus criadores milionários!

3. Tenha senso de urgência

Um empreendedor deve ter sempre a mentalidade “a hora é agora”! Afinal, ele não quer ver a sua ideia aproveitada na mão de outra pessoa e nem quer perder a oportunidade especial que conseguiu enxergar, não é mesmo?

4. Esteja sempre atento às mudanças do mercado

O mercado, principalmente da área de tecnologia, está em constantes mudanças. Com essa aceleração, dezenas de oportunidades surgem o tempo todo!

Se hoje existe uma, amanhã ela pode se transformar ou, até mesmo, deixar de existir. Por isso, é preciso estar atento às mudanças do mercado e não deixar que aconteça com o seu negócio o que aconteceu com a Xerox.

Um exemplo de ação visionária foi a criação do Samba Play, um produto que facilita o transporte de conteúdo entre a alta diretoria de uma empresa e suas equipes. O visionário foi Gustavo Caetano, CEO da Samba Tech. Vale a pena conferir!

5. Avalie constantemente o seu projeto

Pegando novamente o exemplo da Samba Tech, por meio do livro Pense Simples foi possível perceber a quantidade de vezes que o negócio da empresa foi reformulado.

Quando a diretoria da Samba percebeu que seu produto viraria uma commodity e que o mercado estaria instável para a oferta que eles tinham, o plano de negócios foi direcionado para produzir inovações — e, a partir desse momento, surgiu o Samba Play.

6. Busque um mentor

Por meio da leitura e do contato com conteúdos ricos é possível desenvolver habilidades. Mas para acelerar essa evolução, um bom mentor cai como uma luva.

Para encontrar a mentoria ideal, busque empreendedores que possam contribuir para o seu negócio. Caso não consiga um mentor exclusivo para você, participe de grupos de empreendedores para trocar ideias.

Nem todos os grupos oferecem participação gratuita, porém, quando é cobrada a entrada, os valores são simbólicos.

7. Desenvolva o seu poder persuasivo

Seja para vender a sua ideia para os primeiros colaboradores que tirarão o projeto do papel, seja para possíveis investidores que potencializarão o crescimento da empresa: para o início da vida de um empreendedor, a capacidade de se comunicar e de ser persuasivo é imprescindível.

8. Seja autoconfiante

Empreendedores são pessoas que buscam por soluções que ninguém encontrou. Para quem observa de fora, a reação, muitas vezes, é de desconfiança. Para não desistir, você precisa confiar em si mesmo e — mais do que tudo — em sua ideia!

Fonte: https://blog.comadrecowork.com/empreendedor-de-sucesso-8-dicas-fundamentais-para-se-tornar-um/

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Gestão Financeira - Por que esse é um tema importante

Gestão financeira são procedimentos que tem por base o controle e planejamento das atividades financeiras de uma empresa. Por meio de registros e de um bom acompanhamento por parte do gestor, é possí

Comments


bottom of page