Tempo de leitura: 3 minutos
Muitos profissionais têm o sonho de abrir seu próprio negócio e se tornar um empreendedor de sucesso. Mas para conquistar esse sonho é preciso possuir determinadas características.
Pensando nisso, analisamos alguns dos principais nomes à frente de empresas de sucesso e reunimos 8 dicas para você seguir os mesmos passos dessas referências. Confira!
1. Trabalhe sua capacidade de observação
As grandes empresas — como a Uber e Airbnb — surgiram de problemas que antes ninguém observava. Foi necessária uma mentalidade empreendedora com grande capacidade de observação para a criação de ambas.
Por isso, ser um bom ouvinte e estar atento ao detalhes do dia a dia é o primeiro passo para identificar necessidades, já que existem muitas oportunidades que ainda não foram vistas por aí!
2. Promova soluções para problemas do cotidiano
Se ser um bom observador é o primeiro passo, remediar dores existentes é o segundo. Soluções acessíveis e simples são capazes de tornar seus criadores milionários!
3. Tenha senso de urgência
Um empreendedor deve ter sempre a mentalidade “a hora é agora”! Afinal, ele não quer ver a sua ideia aproveitada na mão de outra pessoa e nem quer perder a oportunidade especial que conseguiu enxergar, não é mesmo?
4. Esteja sempre atento às mudanças do mercado
O mercado, principalmente da área de tecnologia, está em constantes mudanças. Com essa aceleração, dezenas de oportunidades surgem o tempo todo!
Se hoje existe uma, amanhã ela pode se transformar ou, até mesmo, deixar de existir. Por isso, é preciso estar atento às mudanças do mercado e não deixar que aconteça com o seu negócio o que aconteceu com a Xerox.
Um exemplo de ação visionária foi a criação do Samba Play, um produto que facilita o transporte de conteúdo entre a alta diretoria de uma empresa e suas equipes. O visionário foi Gustavo Caetano, CEO da Samba Tech. Vale a pena conferir!
5. Avalie constantemente o seu projeto
Pegando novamente o exemplo da Samba Tech, por meio do livro Pense Simples foi possível perceber a quantidade de vezes que o negócio da empresa foi reformulado.
Quando a diretoria da Samba percebeu que seu produto viraria uma commodity e que o mercado estaria instável para a oferta que eles tinham, o plano de negócios foi direcionado para produzir inovações — e, a partir desse momento, surgiu o Samba Play.
6. Busque um mentor
Por meio da leitura e do contato com conteúdos ricos é possível desenvolver habilidades. Mas para acelerar essa evolução, um bom mentor cai como uma luva.
Para encontrar a mentoria ideal, busque empreendedores que possam contribuir para o seu negócio. Caso não consiga um mentor exclusivo para você, participe de grupos de empreendedores para trocar ideias.
Nem todos os grupos oferecem participação gratuita, porém, quando é cobrada a entrada, os valores são simbólicos.
7. Desenvolva o seu poder persuasivo
Seja para vender a sua ideia para os primeiros colaboradores que tirarão o projeto do papel, seja para possíveis investidores que potencializarão o crescimento da empresa: para o início da vida de um empreendedor, a capacidade de se comunicar e de ser persuasivo é imprescindível.
8. Seja autoconfiante
Empreendedores são pessoas que buscam por soluções que ninguém encontrou. Para quem observa de fora, a reação, muitas vezes, é de desconfiança. Para não desistir, você precisa confiar em si mesmo e — mais do que tudo — em sua ideia!
Fonte: https://blog.comadrecowork.com/empreendedor-de-sucesso-8-dicas-fundamentais-para-se-tornar-um/
#endereçofiscal #sucesso #salascompartilhadas #ecomerce #ESCRITORIOCOMPARTILHADO #salasexclusivas #coworking #cowoking #cowork #escritoriosvirtuais #empreendedor #compravirtual #salasporhora #empreendedorismo #trabalho #jovensempreendedores #coworker #endereçocomercial #escritorio #endereçoeletronico #escritoriovirtual #compras #escritorioscompartilhados
Comments