top of page
  • contato475414

Empreende Floripa

Tempo de leitura: 2 minutos

Empreende Floripa



Projeto que visa à implantação de ações planejadas e integradas, potencializando o Ambiente de Negócios e tem como objetivo promover e fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico local. Para que o projeto alcance os resultados esperados foram planejados quatro grandes eixos de atuação:

Eixo 01: Atores de Desenvolvimento: O município tem oficialmente designados os Atores de Desenvolvimento, que são servidores públicos nomeados para a função de Agente de Desenvolvimento e Secretário Municipal que acompanha estrategicamente o projeto. Ambos devidamente nomeados e capacitados pelo SEBRAE/SC para atuar. Os Atores de Desenvolvimento são peças chaves para que as políticas de desenvolvimento possam ser implementadas no município. Tratam-se de guardiões dos pequenos negócios na administração pública e sem os atores não é possível fazer com que as ações sejam institucionalizadas e se mantenham permanentemente. Os Atores são os articuladores das ações no dia a dia da Prefeitura.

Eixo 02: Sala do Empreendedor: Considera-se Sala do Empreendedor, os locais que os atendentes são treinados; onde há uma rotina de registro e controle dos atendimentos realizados; que ofereça serviços ao microempreendedor individual (MEI); que forneça informações para a abertura de micro e pequenas empresas, que oriente os empresários em relação aos processos de Compras Públicas e oferte pelo menos dois serviços em parcerias. Numa visão geral, a missão da Sala do Empreendedor deve estar atrelada à simplificação de processos e à facilitação do dia a dia do empreendedor nos órgãos públicos municipais, garantindo atendimento ágil e de qualidade. A gestão pública municipal percebe e entende a Sala do Empreendedor como uma oportunidade de fomentar o desenvolvimento econômico local.

Eixo 03: Desburocratização: Avançar no processo de desburocratização, com a identificação dos órgãos envolvidos, tempos, valores médios e com o mapeamento dos fluxos atuais para abertura, alteração e baixa de empresas no município, e a partir dessa etapa identificar os pontos críticos, apontar melhorias e executar ações para solução dos pontos identificados. Dessa forma o município consegue simplificar processos de acordo com a legislação e dar agilidade para a constituição de novos negócios no município, permitindo processos ágeis e simplificados para a abertura, alteração e baixa de empresas.

Eixo 04: Compras Públicas: Ampliar mercados e dar mais oportunidades de negócios para os empresários é uma das funções das Compras Públicas. Além de fornecer e abastecer a administração pública, o poder de compras passa a ser usado como política de desenvolvimento. Esse eixo traz ferramentas poderosas oriundas da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Lei Complementar Federal 123/2006) e da Lei que estabelece os programas de Merenda Escolar. Ao comprar usando os mecanismos legais existentes a Prefeitura de Florianópolis consegue dinamizar sua economia e estimular o empreendedorismo na região.

http://www.pmf.sc.gov.br/sites/ef/index.php?cms=empreende+floripa&menu=1

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Gestão Financeira - Por que esse é um tema importante

Gestão financeira são procedimentos que tem por base o controle e planejamento das atividades financeiras de uma empresa. Por meio de registros e de um bom acompanhamento por parte do gestor, é possí

Comments


bottom of page