Tempo de leitura: 3 minutos
Olá, hoje vamos fala de um assunto muito importante, como inovar dentro da sua empresa. Assim como existem outras áreas essências para o funcionamento de uma empresa, como o de finanças, marketing, recursos humanos, a gestão da inovação se torna um pilar fundamental, por conseguir criar novas perspectivas e incentivar a melhora dos resultados.
Um dos papeis fundamentais dentro do processo de gestão da inovação é manter de forma continua e natural a criação de novos projetos, permitindo desta forma aumentando ou pelo menos mantendo o ritmo de competitividade em que a empresa se encontra.
É importante destacar que uma empresa que se beneficia de ter a gestão da inovação ativa, torna possível criar um alinhamento junto as estratégias estabelecidas no planejamento da empresa, assim alcançando resultados bem satisfatórios.
O processo de gestão da inovação se desenvolve a partir de cinco etapas fundamentais, as quais vamos explicar separadamente.
Primeiramente é feito um processo de levantamento de ideias. Nesta primeira parte são identificadas as oportunidades de gerar inovação a partir das melhores ideias. É a parte do processo mais criativo e que há grande empenho na busca de informações de mercado, clientes, fornecedores, centros de pesquisas e de tendências de produtos e processos, para que as melhores ideias sejam trabalhadas.
Na segunda parte do processo é feita a seleção das ideias que se enquadram melhor nas estratégias ativas na empresa, são direcionadas e trabalhadas aproveitando todo o processo de inovação e aplicando de acordo com as diretrizes já bem definidas: custo, tempo, retorno e etc.
Com essas informações, as inovações mais bem-sucedidas no cenário traçado são selecionadas e encaminhadas para o processo de levantamento de recursos.
No processo de levantamento de recursos são verificadas todas as áreas envolvidas, o financeiro, os recursos humanos, infraestrutura, tecnologia e demais áreas envolvidas no projeto. Além disso o cenário externo também é verificado, alguns projetos requerem parcerias, serviços terceirizados, sazonalidade, dentre outros.
Na quarta etapa é feita a implementação, onde são executados os projetos.
Neste momento é feito um acompanhamento massivo para que haja o desenvolvimento respeitando todos os termos estipulados, cumprindo os prazos, custos, qualidade e colocando a prova todo o levantamento feito no processo de verificação. Desta forma a inovação é inserida no mercado.
A última e quinta etapa é conhecida como Aprendizagem, onde avaliamos todo o processo e o impacto que a inovação gerou no mercado. Serão analisados os pontos a melhorar, a funcionalidade da inovação, assim como os números: se deu lucro ou não, se vale a pena ou não.
Desta forma estão formadas as cinco etapas do processo de gestão da inovação, levantamento, seleção, definição de recursos, implementação e aprendizagem. Este é um processo fundamental para a saúde e o crescimento da empresa, através dele sua empresa nunca estará parada ou acomodada. Sempre existirão projetos que te trarão novas perspectivas e que te atualizarão do mercado externo. Sua empresa estará sempre a frente, não só no que diz respeito em agregar informação, mas sim em se tornar sempre uma empresa nova.
Comentarios