top of page
  • contato475414

Como fazer um plano orçamentário para minha empresa?

Tempo de leitura: 2 minutos

Uma das ferramentas mais importante na gestão de uma empresa e no orçamento empresarial é o controle do planejamento das receitas e despesas, o orçamento busca estimar projetos e valores futuros se baseando no comportamento passado, prevendo inclusive possíveis mudanças em termos econômicos e financeiros a suas atividades. Tendo assim algumas previsões e metas a serem seguida por todos os colaboradores e estando perfeitamente alinhadas com planejamento estratégico da organização.

Serve para planejar as receitas e despesas, muito mais do que apenas controlar, relacionando os aspectos operacionais e financeiros, sendo utilizada para o crescimento financeiro assim alcançando seus objetivos, políticos e estratégicos, e os diversos setores da organização, melhorando assim a variação e utilização de recursos.

O orçamento é útil também para a visualização das estratégias da empresa, dentro do período proposto, tanto pelos seus gestores ou pelos outros interessados.

Para criarmos o orçamento, precisamos de uma DRE que é uma das principais ferramentas de gestão empresarial que dispõe uma empresa na apuração de resultados, a DRE contempla todas as receitas, custos e despesas de uma empresa, sejam elas operacionais ou não operacionais de um determinado período.

Os investimentos futuros dos previstos e ampliações de instalações como maquinas, equipamentos, abertura de filiais, qualificação de mão de obra, aquisição de tecnologia são alguns dos itens importantes do orçamento que não este presente na DRE.

Os recursos envolvidos e sua origem devem ser mensurados, sejam de fonte própria, provenientes de reinvestimentos dos frutos da empresa ou de terceiros provenientes de financiamentos, neste caso, se vira como subsídio para a busca da melhor alternativa em termos de juro e prazo.

Um outro tipo de ferramenta que pode nos auxiliar na elaboração do orçamento é a utilização de um bom plano de contas, para classificar nossos custos e despesas, levando em consideração aspectos como a , conjuntura econômica local, regional e nacional, precisamos ficar atento ao crescimento das vendas com base na serie histórica passada, na projeção futura e não vamos esquecer que eventos como a copa do mundo e as olimpíadas poderão interferir no nosso negocio.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Gestão Financeira - Por que esse é um tema importante

Gestão financeira são procedimentos que tem por base o controle e planejamento das atividades financeiras de uma empresa. Por meio de registros e de um bom acompanhamento por parte do gestor, é possí

Comments


bottom of page