top of page
  • contato475414

Como fazer o planejamento de uma empresa?

Tempo de leitura: 3 minutos

Hoje vamos falar de um assunto que vai auxiliar você a crescer seus negócios, é o chamado planejamento, o que é, para que serve, quando deve ser feito, e como fazer um bom planejamento.

Primeiro precisamos saber o que é planejar. Planejar é pensar antes de fazer, ou seja, organizar as suas ideias antes de fazê-las. O planejamento é o principio de tudo, quando queremos sucesso, precisamos saber onde estamos e onde queremos ir, é uma avaliação de uma atual situação e uma projeção de uma situação futura, e para conseguir essa meta, o planejamento, estuda, pesquisa, detalha e decide as medidas que devem ser postas em prática. Enfim, planejar é estudar uma situação atual, definir uma objetivo e escolher o caminho a ser tomado para chegar lá.

E para que é bom planejar? Para diminuir os riscos da sua empresa e aumentar as chances de cumprir com sua meta, é necessário planejar. Estudiosos comprovaram que empresas utilizam desse artifício, tem mais sucesso do que as que não fazem.

Quanto mais se planeja, mais se aprende a categoria em que o seu negocio está envolvido. Quanto mais se aprende, menos riscos e a mais as chances de acertar.

Quando o assunto abrange o investimento, não podemos ficar na tentativa e no erro, o erro pode custar muito caro, então, planeje.

Quando eu devo planejar? O planejamento deve ser um constante, ou seja, planejar em tempos e tempos, os mercados e os novos fatores externos , mudam o panorama muito rápido, e novas casos, precisam de novas decisões, que vem de um novo planejamento.

Então vamos sair da teoria, ou seja, como fazer um planejamento. Existe um roteiro que é muito útil, para realizar o planejamento. Primeiramente você deve saber qual o objetivo do seu planejamento, se é vender mais, se é fazer o seu cliente ser mais fiel, se é ganhar mais visibilidade, estabeleça seu objetivo, explique o porquê de você ter esse objetivo para o seu negócio, isso pode melhorar sua meta e até mudar seu objetivo inicial.

Depois disso, você deve pensar em como alcança-lo, o que precisa fazer, logo após isso, pense nas pessoas que vão ser selecionadas para fazer cada ação, caso tenha uma empresa pequena, pode chamar alguém de confiança ou até você mesmo.

Importante também pensar em que lugar você deve ir, para poder realizar as tarefas postas pelo planejamento, estabeleça um itinerário, determinando um começo, meio e fim das tarefas que você esquematizou, e por fim, analise os gastos e recursos que precisam ter, pra concluir o que projetou

É necessário lembrar para o empreendedor, que ele não só precisa saber bem sobre sua área, mas deve saber sobre os aspectos administrativos do negócio, isso significa conhecer mercado com concorrentes, fornecedores, clientes, existe também o financeiro de definição de preços, fluxos de caixas, custos, valores previstos de despesas e receitas, precisa saber a capacidade e função de todas as pessoas na divisão do trabalho, e tem a função nos processos de produção, matérias e equipamentos.

Com estas informações, você já pode usar o planejamento nos seus negócios.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Gestão Financeira - Por que esse é um tema importante

Gestão financeira são procedimentos que tem por base o controle e planejamento das atividades financeiras de uma empresa. Por meio de registros e de um bom acompanhamento por parte do gestor, é possí

Commentaires


bottom of page