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A desconfiança quanto à segurança dos dados pessoais e de pagamento é o principal motivo que leva muitas pessoas a deixarem de realizar compras pela internet. E talvez seja esse o entrave que ainda freia o crescimento das vendas no e-commerce.
Além do medo de compras online, muitos ainda se deparam com um checkout complexo, demora no processo de finalização de compra ou falta de usabilidade em dispositivos móveis, e o resultado não poderia ser diferente: a experiência do cliente acaba se tornando a pior possível.
E para engajar e conquistar mais consumidores, muitas empresas que oferecem serviços em canais eletrônicos têm apostado em credenciais de acesso formados apenas por usuário e senha — e é notória a ineficiência de tal mecanismo devido à baixa segurança.
Certificado digital como instrumento de segurança nas transações comerciais
Mesmo credenciais formadas pelas chamadas senhas temporárias “One-time Password”, que duram cerca de 30 segundos, estão sujeitas a ataques eficientes. Facilmente um fraudador pode interceptar a transação e modificar os dados de pagamento ou de compra sem invalidar as credenciais de acesso, o que consequentemente implicará em prejuízo para o cliente.
Mas um tipo de credencial de acesso que vem ganhando espaço de destaque no comércio eletrônico é o certificado digital, um documento eletrônico que garante a autenticidade, a confiabilidade e segurança jurídica nas operações virtuais.
Mas como a assinatura digital pode ajudar na experiência do cliente? Vejamos algumas informações para entender melhor a importância de utilizar o certificado digital nas transações eletrônicas. Vamos lá?
Por que melhorar a experiência do cliente B2B?
Nas relações comerciais entre empresas, conhecidas popularmente como B2B (Business-to-Business), a experiência do cliente nem sempre é levada a sério. Aqui, vale lembrar que não estamos falando do consumidor final e sim do intermediador.
Assim, se um comprador não tiver uma boa experiência de negócio, ele pode não indicar sua empresa para outras ou até mesmo deixar de manter relações comerciais, o que reduziria a sua credibilidade diante da concorrência.
Com a tecnologia e a possibilidade de realizar transações comerciais eletrônicas, a qualquer hora e de qualquer lugar, o cliente B2B passa a ser inserido na “era digital”, encurtando as distâncias entre compradores e vendedores e evitando a tramitação de documentos físicos e pilhas gigantescas de papel.
Apostar na tecnologia pode ser o pulo do gato quando a mudança é amparada por estratégias que levem em consideração o aumento da comodidade e da satisfação dos clientes. Mas muitos empreendedores acreditam que podem atender com qualidade uma operação B2B simplesmente fazendo uma “gambiarra’ em uma plataforma B2C. Pode até ser que dê certo em alguns casos, mas a coisa muda de figura em operações que envolvam um grande volume de compra e venda.
Plataformas B2B possuem funcionalidades e modelos de negócios próprios, voltados para atender clientes em diferentes níveis — o que demanda preços variados, além de impostos, condições e formas de pagamento diferenciadas. Isso exige que o sistema esteja preparado para atender cada um dos clientes de forma especial.
Certificado digital na experiência do consumidor: o que isso significa?
Em um site B2C, cuja regra básica é realizar vendas diretamente para o consumidor final, se o cliente quiser ele pode comprar apenas um produto, finalizar o pedido, realizar o pagamento e receber sua mercadoria.
Já com clientes B2B, a operação é diferente. Algumas empresas que trabalham nesse segmento têm regras mínimas de pedidos, seja de valor ou de quantidade. Por exemplo, algumas compras são faturadas, ou seja, o cliente faz o pedido e posteriormente a empresa emite o boleto já com os produtos encaminhados.
O fato é que, assim como em uma plataforma B2C, deve ser levada em conta a necessidade de garantir maior segurança e uma experiência agradável ao cliente durante todo o processo de venda.
O cliente de uma empresa B2B espera lidar com um canal de vendas que permita um relacionamento flexível, encontrando produtos em vitrines virtuais, cotações de preços de forma rápida, agilidade no atendimento, e tantos outros aspectos. Sem se esquecer de uma plataforma amigável, intuitiva e atraente, com checkout simples, seguro e fácil.
Mas onde entra o certificado digital? Leia abaixo os benefícios de seu uso na relação B2B:
Maior agilidade na venda
Imagine uma empresa que mantém transações comerciais com negócios de outros países. Agora imagine se a cada venda realizada for preciso elaborar um contrato, autenticar em um cartório, enviar para colher assinaturas e tantos outros trâmites que implicariam em gastar muito tempo e dinheiro. Com certeza a experiência de ambos os lados não seria nada agradável, não é?
Com a assinatura digital, nada disso é preciso. A cada venda, compradores e vendedores podem estabelecer um contrato que é assinado eletronicamente e que garante a mesma confiança e legalidade dos tradicionais acordos e contratos físicos. E o melhor: tudo é realizado pela internet, sem qualquer contato físico. Fantástico, não é?
Redução de burocracias
Essa é a promessa da assinatura eletrônica: tornar a experiência do cliente a melhor possível. Com tanta burocracia, o cliente acaba desistindo de fechar um contrato, e o que era uma excelente fonte de receita é perdida pela simples falta de investimento em tecnologias corretas.
Os procedimentos realizados com o uso do certificado digital são feitos via plataformas e ferramentas que criptografam os dados e validam um documento ou arquivo quase imediatamente.
Isso aumenta a produtividade, melhora o relacionamento com o cliente e oferece todas as condições necessárias para que as operações sejam realizadas dentro de critérios seguros e autênticos.
Gestão eficiente de contratos
Se você ainda acha que para celebrar um acordo é preciso ir a um cartório pessoalmente e reconhecer firma, saiba que você está desatualizado!
Sites B2B digitais estão revolucionando a forma de realizar negócios, e a certificação digital tem acompanhando na mesma velocidade. Com softwares capazes de fazer toda a gestão de coleta de assinaturas, vendedor e comprador não precisam se preocupar em gerenciar cada contrato firmado.
Com a possibilidade de assinar digitalmente, todo o processo passa a ser mais ágil e seguro, principalmente porque cada assinatura digital contém dados do assinante criptografados, o que reduz significativamente a possibilidade de fraudes.
Além disso, com a assinatura digital é possível otimizar a ordem em que certos documentos devem ser assinados, organizando esse fluxo e enviando o contrato para cada pessoa de forma automática no momento certo.
É importante destacar que um documento assinado digitalmente tem atributos que conferem a legitimidade necessária para a realização de operações comerciais, como autenticidade, integridade e não repúdio.
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