top of page
  • contato475414

Brasil é o 7º lugar entre os 10 países que ganharam mais bilionários na última década

Tempo de leitura: 2 minutos

Na década que começou em 2010, logo após a Grande Recessão, o crescimento econômico foi impulsionado e os mercados de ações em todo o mundo registraram anos de altas significativas. Isso ajudou a alimentar um enorme crescimento em grandes fortunas. O número de bilionários ao redor do mundo quase triplicou na última década, chegando a 2.095 na lista global de bilionários da Forbes em 2020, publicada em 7 de abril. Este grupo de elite tem um patrimônio líquido coletivo de US$ 8 trilhões, contra US$ 3,5 trilhões há uma década. Sessenta e um países ganharam bilionários nesse período. (Todas as fortunas de 2020 são de 18 de março, data em que a lista foi compilada).

A Ásia tem sido particularmente abundante no que diz respeito a esses poderosos. A China, que ganhou o maior número de bilionários nesta década, agora apresenta 389 (não incluindo 66 adicionais de Hong Kong), em contraste com os 64 em 2010. A Tailândia passou de três bilionários em 2010 para 20 em 2020. Da mesma forma, as fortunas aumentaram em Singapura, que detinha quatro bilionários em 2010 e 26 este ano. A Índia, país com o quarto maior número de bilionários, registrou um aumento de 108% em relação a 2010, de modo a elevar o total de 2020 para 102 bilionários.

Quatro das 10 principais nações com o maior aumento de super-ricos desde 2010 estão na Europa: Alemanha, França, Suíça e Itália. Dezoito países sem bilionários em 2010 ganharam pelo menos um nesta década, como São Cristóvão e Nevis, Nepal, Catar e Tanzânia.

Todavia, a riqueza não se espalhou por toda parte. Dez países –como Arábia Saudita, Turquia, Bélgica e Nova Zelândia– tiveram uma diminuição no número de cidadãos bilionários. A Forbes optou por parar de listar os poderosos da Arábia Saudita em 2018 uma vez que as informações confiáveis sobre seus ativos não eram fornecidas (o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman forçou as pessoas mais ricas do país a entregarem suas fortunas pessoais ao Estado como parte de uma “campanha anticorrupção”, mas nenhuma lista oficial dos nomes selecionados foi divulgada devido às leis de privacidade da Arábia Saudita). Quatro outras nações –Líbano, Geórgia, Kuwait e Emirados Árabes Unidos– têm o mesmo número de bilionários de 2010.

FONTE: https://forbes.com.br/listas/2020/04/brasil-ocupa-7o-lugar-entre-os-10-paises-que-ganharam-mais-bilionarios-na-ultima-decada/

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Gestão Financeira - Por que esse é um tema importante

Gestão financeira são procedimentos que tem por base o controle e planejamento das atividades financeiras de uma empresa. Por meio de registros e de um bom acompanhamento por parte do gestor, é possí

bottom of page