top of page
  • contato475414

AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE EMPREENDEDOR POR NECESSIDADE E OPORTUNIDADE

Tempo de leitura: 1 minuto

As principais diferenças entre empreendedor por necessidade e oportunidade


Estima-se que seis em cada dez brasileiros entraram no mundo do empreendedorismo porque identificaram uma oportunidade de negócio, e não porque estavam em busca de dinheiro ou recolocação profissional. A diferença entre uma motivação e outra é o que pode determinar o sucesso ou o insucesso de um negócio.

Empreendedorismo por necessidade ou oportunidade

Empreendedorismo por necessidade

O empreendedor por necessidade é aquele que decide investir em um negócio próprio porque a situação em que se encontra acabou o levando a isso. Em geral, o empreendedor por necessidade é aquela pessoa que estava desempregada e com dificuldade para conseguir uma recolocação no mercado, encontrando no empreendedorismo uma forma de obter renda e contornar seus problemas financeiros.

Esse tipo de empreendedorismo geralmente é desempenhado por pessoas que não apresentam um bom currículo, mas que se dedicaram a buscar conhecimento e trabalharam ativamente para alcançar o sucesso.

Empreendedorismo por oportunidade

Esse é o caso de uma pessoa que se torna empreendedor porque detectou uma excelente oportunidade de mercado. Apesar de possuir alternativas de emprego, os empreendedores de oportunidade optam por iniciar um novo negócio justamente por conta das chances identificadas. Em geral, esse empreendedor possui um nível de capacitação e escolaridade mais alto, e empreende para aumentar sua renda ou pelo desejo de independência profissional.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Gestão Financeira - Por que esse é um tema importante

Gestão financeira são procedimentos que tem por base o controle e planejamento das atividades financeiras de uma empresa. Por meio de registros e de um bom acompanhamento por parte do gestor, é possí

Commentaires


bottom of page