top of page
  • contato475414

5 erros que você deve evitar para se tornar um empreendedor de sucesso!

Tempo de leitura: 4 minutos

Sabemos que ser dono do próprio negócio não é uma tarefa fácil e requer muito jogo de cintura. Além da pressão do mercado, prazos apertados e pagamentos da equipe, nós, empreendedores, temos que estar sempre atentos a todos os processos e desafios que surgem ao longo do dia-a-dia.

São muitas coisas para resolver em pouco tempo, não é mesmo? E como exercer uma gestão de excelência no meio de tantas tarefas?

O primeiro passo é evitar alguns erros básicos. Você vai notar que alguns ocorrem de uma forma tão simples, que as vezes nem percebemos.

Mas atenção! Cada um deles inicia uma gestão perigosa para a saúde da empresa e traz prejuízos que podem ser fatais.

A seguir, destaquei 5 erros comuns que podem ser comprometedores. Veja por que eles acontecem e como você pode evitá-los. Boa leitura!

   1 – Montar um negócio sem objetivo

Esse erro é muito comum entre os jovens empresários: a falta de visão e planejamento.

Muitos empreendedores entram no ramo dos negócios apenas com metas pessoais e sem muito objetivo do que querem alcançar com o empreendimento. Então, cuidado!

#DICAo certo é definir, no papel, o propósito do seu negócio e estipular metas à serem alcançadas. Assim, você consegue analisar os resultados positivos e negativos, buscando sempre melhorar.

Vou lhe dar alguns exemplos de objetivos: ser uma marca reconhecida no mercado, vender 1.000 produtos por mês ou, ainda, ter autoridade em algum assunto.

Então, se você ainda não colocou os objetivos da sua empresa no papel, comece agora mesmo!

   2 – Não ter foco

Tudo na vida requer foco e disciplina. Então, é claro que isso não funciona diferente com a empresa.

Se você, por exemplo, tem uma loja de roupas femininas, pode pensar que seria uma ótima ideia aproveitar aquele espaço mais vazio para expor e vender botas, cintos, óculos e outros acessório, certo? Errado!

#Dica: Muita calma. Devemos focar naquilo que sabemos fazer melhor, sempre mantendo o foco no objetivo da empresa.

Precisamos gerar autoridade e/ou ser reconhecidos no mercado que atuamos, afinal, ninguém consegue abraçar o mundo e fazer de tudo um pouco.

Ao invés de “sair atirando” para todos os lados, torne-se um especialista no assunto da sua empresa e invista em melhorias de serviços e produtos.

3 – Admitindo erros

Todos nós cometemos erros, claro. Mas será que você admite os seus?

#Dicano mundo dos negócios, assumir e corrigir o erro é mais do que necessário; é essencial para não se afundar em prejuízos financeiros e pessoais.

Então, fique atento e reflita! O segredo está em como você escolhe lidar com os seus erros: negando e desistindo ou admitindo e aprendendo?

Lembre-se que não podemos perder um investimento por orgulho, certo?

 4 – Planejar demais

O planejamento é necessário e isso não vou negar, mas lembre-se que o mundo dos negócios é mais do que arquitetar planos.

As vezes nos preocupamos tanto com a decoração, a fachada, a logomarca e outros detalhes, que acabamos esquecendo do básico: vender.

#Dica: planeje, mas acompanhe suas vendas e outros âmbitos do seu negócio.

É fundamental estudar sobre os detalhes estéticos do ambiente virtual ou real, e garantir alinhamento entre o objetivo e estratégias, mas podemos deixar de conferir se todo esse planejamento e pesquisa estão dando certo.

E onde verificamos isso? No resultado de vendas.

Então, não se esqueça de observar e analisar como anda a área de vendas da sua empresa e garanta que você está tendo os resultados que deseja. Uma das ferramentas que podem te auxiliar no controle de vendas e estoque e otimizar o seu tempo, é o sistema de gestão.

 5 – Apenas falar e não fazer

Sempre ouço empreendedores dizendo que irão aumentar a empresa, contratar mais pessoas para a equipe ou investir em um bom marketing. Essa ideia seria ótima se não fosse apenas uma ideia.

#Dica: tire as ideias do papel.

Uma das principais características do empreendedor é ter visão e fazer acontecer.

Se você percebeu a necessidade de contratação de mais pessoas, por exemplo, faça isso. Garanta que você está cercado por uma ótima equipe e confie no potencial dela. Dedique-se a conhecê-la melhor e a motivá-la. Explique a cultura da empresa e garanta o alinhamento de objetivos.

Correr de um lado para o outro e delegar tarefas, por exemplo, é mais do que uma obrigação para nós que escolhemos ter o próprio negócio.

Então diga “adeus” à preguiça e comece a mudar as coisas de verdade!

   Considerações:

Este artigo foi escrito na intenção de ajudá-los a evitar alguns erros na hora de empreender. Espero que todos gostem e sintam-se inspirados para correr atrás deste sonho. Não se esqueçam destas dicas e boa sorte!

Fonte: https://www.rtek.com.br/5-erros-que-voce-deve-evitar-para-se-tornar-um-empreendedor-de-sucesso/

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Gestão Financeira - Por que esse é um tema importante

Gestão financeira são procedimentos que tem por base o controle e planejamento das atividades financeiras de uma empresa. Por meio de registros e de um bom acompanhamento por parte do gestor, é possí

Comentários


bottom of page